Projeto piloto de calçada acessível é entregue no Jardim Maia

Por Sávio Junior/Comunicação Proguaru

Com a presença do prefeito Guti e do diretor-presidente da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A), Leonardo Lago, foi entregue nesta quinta-feira, 21, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, o projeto piloto de calçada acessível, na rua Antônio Vita, no Jardim Maia. O passeio foi totalmente transformado por meio de parceria entre a empresa de economia mista, a Secretaria de Transportes e Trânsito, a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Secretaria de Meio Ambiente.

Além de proporcionar um passeio acessível, o projeto tem por objetivo a criação de um espaço para o plantio de árvores entre as vagas lineares de veículos, ou até mesmo contorná-las, e assim colaborar com a arborização do município. Outro benefício da ação é o aumento do espaço das calçadas

De acordo com técnicos da Proguaru, o projeto atendeu todas as normativas de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – a ABNT-NBR 9050.

Durante a inauguração, o prefeito Guti aproveitou para fazer o plantio de um Ipê Branco e de uma Cerejeira do Rio Grande no local, já que nesta quinta-feira (21) também se comemora o Dia da Árvore.

O lançamento do projeto piloto contou ainda com a presença do diretor-técnico da Proguaru, Joel Rodrigues, do coordenador de acessibilidade e inclusão da Prefeitura, Antônio Messias dos Santos, de técnicos da Proguaru e da Secretaria de Meio Ambiente, entre outros.

Crédito das foto: José Renato/Comunicação Proguaru
                                Divulgação/Comunicação Proguaru

Share this post