Proguaru recebe reunião do Programa Lixo Zero

A Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) recebeu nesta terça-feira, 28, no auditório de sua sede, representantes de secretarias municipais e da empresa economia mista que trabalham na estruturação da campanha “Resíduo Orgânico Não é Lixo” do Programa Lixo Zero. O encontro contou com a palestra da engenheira agrônoma convidada, Cyra Malta, que trabalha em projeto semelhante na Prefeitura de São Paulo.

Cyra é uma das responsáveis pelo projeto “Pátio de Compostagem” implementado na subprefeitura da Lapa. Sua participação no encontro teve por objetivo principal dar luz ao caminho que será traçado pelo projeto guarulhense.

Em Guarulhos, a separação de resíduos orgânicos para serem utilizados no projeto de compostagem, já vem ocorrendo em alguns locais como escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Pimentas e na Usina Recicladora de Resíduos da Construção Civil da Proguaru.

A campanha da Prefeitura de Guarulhos, liderada pela Secretaria de Serviços Públicos, tem os seguintes objetivos: reduzir ao máximo a destinação de resíduos orgânicos destinados ao Aterro Sanitário; implantar uma nova cultura em relação aos resíduos orgânicos na Administração Pública; somar e fortalecer as políticas públicas com o mesmo viés; tratar os resíduos orgânicos nas fontes geradoras; estimular, difundir e fomentar a compostagem e hortas comunitárias nos próprios públicos com o envolvimento, participação e engajamento popular de toda sociedade civil; e ter locais públicos para que a população sensibilizada possa levar os resíduos orgânicos para compostagem e depois possam trocar por adubo e/ou por mudas de plantas.

O projeto deverá ser lançado oficialmente na Semana “Lixo Zero”, que ocorre no final de outubro.

Por Sávio Junior/Comunicação Proguaru

Crédito da foto: Rafael dos Anjos/Comunicação Proguaru

Share this post