Prefeitura organiza ações de zeladoria por meio de parceria entre as pastas

Em uma reunião ocorrida na última semana envolvendo representantes da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) e das secretarias de Governo, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Obras, foram definidas quais pastas serão responsáveis por cada tipo de ação de desenvolvimento urbano e zeladoria no município.

A Proguaru ficou responsável pela limpeza de bueiros, pintura de guias, tapa valas, coleta de lixo em praças, e pelos serviços viários, que são os de varrição, capina, reparos e pintura. Caso seja necessário o uso de bloquetes, o material será fornecido pela Secretaria de Serviços Públicos (SSP).

A responsabilidade pela reforma de bueiros ficou com a SSP, podendo ser executado, de acordo com a demanda, também pela Proguaru. Os trabalhos de desassoreamento dos córregos, que deverão ser sempre autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), terão a execução feita pela SSP, Obras, ou até mesmo pela Proguaru, sendo todas as ações programadas com antecedência.

Já a limpeza e reforma de galerias será de responsabilidade da Secretaria de Obras, mas poderá ser executada ainda pela SSP e Proguaru. A execução e o recolhimento das podas de árvores serão feitos pela SEMA, com aporte de caminhão da SSP e da Proguaru; os serviços de pedreiro e de calçadas em praça, deverão ser feitos pela Sema ou SSP e Proguaru. Por fim, a roçagem de córregos, que também deverá obrigatoriamente ser autorizada pela SEMA, será executada pela SSP, Obras ou Proguaru.

A pasta que identificar a necessidade de serviço de desratização deve comunicar o setor de Zoonoses da Prefeitura e a que detectar necessidade de sinalização viária deverá avisar a Secretaria de Transportes e Trânsito.

Ficou definido ainda que os serviços viários de calceteiros, a destinação dos resíduos dos desassoreamentos, lixo e entulho nas praças e os pontos viciados de descartes serão de responsabilidade exclusiva da SSP; já a iluminação ficará a cargo da Secretaria de Obras; a roçagem de praças e parques serão feitas em ações conjuntas entre a SEMA, que executa, e a SSP, que recolhe; e a pintura e troca de mobiliário das praças ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e em determinadas oportunidades, sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos.

A parceria e harmonia entre as pastas é uma ação de governo que tem a intenção de gerar economia aos cofres municipais, além de mais agilidade no atendimento das demandas públicas.

Fotos: Rafael dos Anjos/Comunicação Proguaru

 

Share this post