Planejamento estratégico define ações para Proguaru

A sexta-feira, 30 de junho, foi um dia bem diferente para diretores, gerentes e assessores da presidência da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A). Isto porque, os dirigentes participaram do “Planejamento Estratégico 2017” e definiram os passos que nortearão a empresa nos próximos anos.

O encontro, que ocorreu no Marriott Hotels, foi conduzido pelo consultor Marcelo Ruiz e o encarregado Felipe Alves, ambos funcionários da empresa. O planejamento proporcionou que os dirigentes definissem os objetivos, as metas, as estratégias e o plano de ação a serem implementados.

Numa dinâmica divertida conhecida como “Desafio do Marshmallow”, diretores, gerentes e assessores puderam começar a entender um pouco da importância do planejamento estratégico. Eles foram desafiados a construírem a maior estrutura utilizando apenas massa de macarrão espaguete e marshmallow. Para tanto, poderiam utilizar apenas uma fita adesiva e uma linha para prender o macarrão e o doce deveria ficar na ponta da estrutura.

Os participantes foram divididos em três equipes e no final do desafio ficou a lição para todos que em tudo que fazemos é preciso antes pensar, planejar e só depois executar. Os dirigentes também definiram novos conceitos de Visão, Missão e Valores da empresa, além de estabelecerem as Forças, Debilidades, Oportunidades e Ameaças que serão os norteadores para tomada de decisão.

Como “Visão”, os dirigentes esperam tornar à Proguaru “referência em prestação de serviços com aprimoramento da força de trabalho e investimento em novas tecnologias”. A “Missão” será a de “promover o bem estar da população de Guarulhos por meio de soluções em zeladoria, tecnologia, obras e serviços, em consonância com as necessidades de nossos colaboradores, sempre buscando a evolução de nossos processos”. Já os “Valores” definidos foram: Ética; Transparência; Humanidade; Inovação; Comprometimento; Organização; e Sustentabilidade.

O diretor presidente Leonardo Lago, que participou durante todo o dia do encontro, parabenizou a iniciativa da empresa. “Nós precisamos traçar objetivos. Se não fizermos isso não saberemos onde queremos chegar. Este é um momento importante de tomada de decisões e todo este estudo que a gerência de inovação fez, traz para nós mais segurança. Nós temos tudo para sairmos do planejamento com novas visões, missões e valores para o ano que vai findar e para 2018”, disse.

Marcelo Ruiz, um dos condutores do planejamento, acredita que o encontro foi primordial para saber o que queremos da empresa no futuro. “Isso é importante para que nós possamos saber aonde queremos chegar: como nós estamos hoje e como nós queremos estar no futuro, além de elencarmos o que é necessário para nós atingirmos os nossos objetivos principais definidos. Isto é norteador para tudo aquilo que queremos executar de ações, sejam elas internas e ações para sociedade”, falou.

Para Felipe Alves, os dirigentes mostraram que estão unidos na missão de promover mudanças positivas na Proguaru. “Nós notamos que o pessoal está bem próximo e compromissado com o objetivo a ser cumprido, especialmente na definição das metas e estratégias que a empresa vai seguir neste segundo semestre”, disse.

Está prevista para o dia 14 de julho a última etapa do “Planejamento Estratégico 2017” que também ocorrerá no Marriott Hotels.

Crédito da Foto: Rafael dos Anjos/Comunicação Proguaru

Share this post