Manter Guarulhos limpa é um dever de todos

Um dos principais serviços da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A), a zeladoria, tem sido o carro chefe da empresa no esforço para proporcionar uma cidade mais bonita e limpa aos guarulhenses. Todos os dias, equipes se dividem pelo município para implementar ações voltadas para o cuidado de Guarulhos.

As equipes da empresa implementam serviços rotineiros como : tapa-buracos, conservação de ruas, varrição, capina, remoção de entulho em vias públicas, boca de lobo/bueiro, calçada e passeio, corrimão e escadão, galeria de águas pluviais, guias e sarjetas, muro de arrimo, pavimentação, remoção de animal morto, rios e córregos, e sarjetão.

No entanto, o zelo pela cidade, quando o assunto é limpeza urbana, não é responsabilidade somente da Proguaru e Prefeitura. A parceria e comprometimento dos munícipes e empresários também são necessários para tornar Guarulhos mais limpa.

O Código de Posturas de Guarulhos prevê esta relação entre o Poder Público e os munícipes, disciplinando o uso e o gozo dos direitos individuais em benefício de todos.

Para se ter uma ideia, o artigo 46º do código trata da responsabilidade do munícipe em manter limpo terrenos baldios e com vegetação, lixo, entulhos, materiais velhos, água estagnada, detritos, animais mortos, detritos e outras impurezas.

O código diz ainda no artigo 47 que a limpeza do passeio e sarjetas fronteiriços às residências ou estabelecimentos comerciais será de responsabilidade dos seus ocupantes. Além disso, a lavagem ou varredura do passeio e sarjetas deverão ser efetuadas em horário conveniente e de pouco trânsito, sendo proibido varrer lixo ou detritos sólidos de qualquer natureza para os captadores de águas pluviais.

Portanto, tanto Proguaru e secretarias da Prefeitura de Guarulhos querem convocar a todos – munícipes e empresários – a ajudarem a construir uma cidade mais limpa e segura. Somente com a ajuda de todos poderemos avançar mais e melhor.

Share this post