Empresas de economia mista do estado realizam reunião na Proguaru

Empresas de economia mista do Estado de São Paulo reuniram-se nesta terça-feira, 16, no auditório da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A). O encontro, que contou com a presença do prefeito Guti, teve por objetivo discutir a criação da Associação das Empresas Estatais.

A reunião contou com a presença do diretor-presidente da Proguaru, Leonardo Lago; do diretor-técnico, Joel Rodrigues, e de dirigentes da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco – Presidente Prudente), Companhia de Obras e Serviços (CPOS – Governo do Estado), Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan), Urbanizadora Municipal S/A (Urbam – São José dos Campos), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), Informática de Municípios Associados S/A (IMA – Governo do Estado) e Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá (SAEG).

A criação da associação tem por objetivo principal congregar as empresas de economia mista do Estado de São Paulo; realizar congressos estaduais, cursos, seminários, fóruns e debates; difundir a atuação das empresas estatais; manter intercâmbio e colaboração com entidades congêneres em âmbito nacional e internacional; manter um serviço de consultas e assistências em áreas como Planejamento, Jurídica, Tributária, Auditoria, Tecnologia da Informação, entre outros; e de encaminhamento de decisões aos Tribunais de Contas, em especial o do Estado de São Paulo.

O prefeito Guti, que abriu um espaço em sua agenda para cumprimentar os dirigentes, ressaltou que as empresas estão construindo e consolidando um grupo que será muito importante para o Estado de São Paulo. Ele enfatizou que os trabalhos devem prosseguir, pois todos querem o melhor para o seu município. “Hoje somos poucas empresas, mas, com certeza, muitas outras irão aderir ao projeto”, completou o chefe do executivo municipal guarulhense.

Além da criação da associação, os dirigentes debateram a necessidade de se discutir a prorrogação da efetividade da Lei 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. Para o grupo, é preciso reunir os prefeitos e deputados para se conseguir o pleito pretendido.

A próxima reunião das empresas está agendada para ocorrer em 26 de fevereiro, em Presidente Prudente.

Crédito da foto: Rafael dos Anjos/Comunicação Proguaru

Share this post