Diretor-presidente da Proguaru destaca parcerias entre a empresa e secretarias municipais

Em entrevista ao programa Cidade em Debate na última terça-feira, 21 de março, comandado pela jornalista Kassia Franco e transmitido pela TV Guarulhos – canal 3 da NET, o diretor-presidente da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A), José Roberto Vomero, comentou diversos assuntos, mas deu destaque a parceria entre a empresa e as secretarias municipais.

Ele deixou bem claro quais são os serviços de responsabilidade da Proguaru, como tapa vala, varrição de ruas, obras de pavimentação, entre outros, para então comentar as parcerias que existe com a Secretaria de Serviços Públicos, com a retirada de lixo e entulho das ruas, serviço de responsabilidade da pasta, mas que a empresa de economia mista também executa.

“O que este Governo está fazendo, e merece parabéns por isso, é exatamente a colaboração entre as pastas. Nós unimos as secretarias e o trabalho é feito mais rapidamente. Temos também parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Obras, e estamos atuando em conjunto para otimizar o trabalho”, declarou Vomero à jornalista.

O diretor-presidente da Proguaru comentou também sobre as reclamações recebidas diretamente da população. “Vejo com bons olhos, pois alguns problemas que ainda não detectamos acabam chegando a nós. E mais de 90% das solicitações são pertinentes”, afirmou.

Quando questionado sobre um problema na avenida Marilene Lima Pereira, no Jardim Adriana, onde parte do asfalto está desabando, Vomero explicou que as obras no local já estão na programação da Proguaru, mas ainda não aconteceram devido a ações emergenciais que a empresa precisou tomar, como a construção de um muro de arrimo em um córrego que fica na avenida João Collado, no Jardim Fortaleza, onde a pista estava cedendo e, com a erosão, muitas casas estavam correndo o risco de serem atingidas.

Em relação as ações realizadas, ele deu destaque as emergenciais que ocorreram devido as chuvas. Depois do temporal que atingiu Guarulhos em janeiro, quando muitos pontos da cidade ficaram alagados, a Proguaru passou a realizar a limpeza e o desassoreamento de muitos córregos. “A primeira enchente foi um caos no município, mas depois tivemos outras chuvas que não trouxeram grandes problemas. Não foi sorte. Foi o resultado de um trabalho feito em conjunto com a Prefeitura”, disse.

Outra grande adversidade enfrentada pelo município é com o descarte irregular de lixo e entulho. Vomero lembrou que em breve uma lei que combate este problema deve ser aprovada pelos vereadores. Com a integração das câmeras da cidade, será mais fácil identificar quem descumprir a lei.

Por fim, o diretor-presidente da Proguaru foi questionado sobre a situação financeira da empresa, e deixou claro que a situação não é fácil, mas é pagável. “Já fizemos a renegociação com praticamente todos os fornecedores, já que herdamos muitas dívidas. Mas nossa principal dificuldade é a dívida fiscal, que só a previdenciária beira os R$ 100 milhões. Estamos fazendo o planejamento, com muito cuidado para repactuar este valor”, concluiu José Roberto Vomero.

Confira a entrevista na íntegra: https://youtu.be/dsghRQU8qXg

Share this post